Se analisarmos, à luz dos estilos cognitivos, um aluno com autismo aprende a ler e a escrever de forma diferenciada em função das peculiaridades do funcionamento cerebral. Sendo assim, me vi diante da tarefa de precisar registrar cada etapa que nos conduziu ao sucesso e ao insucesso, apresentando ao leitor a fundamentação teórica, que subsidiou os estudos, e as principais ferramentas que usamos para que este projeto de vida não se transformasse em um manual com receitas de sucesso, mas sim em um material que sugerisse atividades para que o alfabetizador compreendesse o porquê da aplicação do conteúdo e sua forma, em cada etapa.
Qual o resultado disso? Um trabalho extenso que se transformou em coleção, composto por três volumes assim divididos.
No volume 1 O leitor encontrará os subsídios iniciais para compreender o método, os elementos iniciais das abordagens e as teorias que sustentam a primeira fase da alfabetização e a história da construção dos métodos. Além disso, também terá instruções sobre como avaliar se o seu aluno já se encontra em condições de iniciar a alfabetização eficaz, pela a apresentação das vogais e encontros vocálicos, e o desenvolvimento de atividades interdisciplinares que contribuirão para uma alfabetização plena, por exemplo, aprender a desenhar.
Autora: Dayse Serra
152 páginas
ISBN 978-85-9495-046-8