Se analisarmos, à luz dos estilos cognitivos, um aluno com autismo aprende a ler e a escrever de forma diferenciada em função das peculiaridades do funcionamento cerebral. Sendo assim, me vi diante da tarefa de precisar registrar cada etapa que nos conduziu ao sucesso e ao insucesso, apresentando ao leitor a fundamentação teórica, que subsidiou os estudos, e as principais ferramentas que usamos para que este projeto de vida não se transformasse em um manual com receitas de sucesso, mas sim em um material que sugerisse atividades para que o alfabetizador compreendesse o porquê da aplicação do conteúdo e sua forma, em cada etapa.
Qual o resultado disso? Um trabalho extenso que se transformou em coleção, composto por três volumes assim divididos.
No volume 3 Sempre à luz das pesquisas, esperamos orientar o alfabetizador para que auxilie ao seu aluno a alcançar níveis sofisticados de interpretação de texto, tornando-o
também autor de produções escritas mais aprimoradas e compatíveis com a sua idade cronológica e ao ano de escolaridade frequentado.
Autora: Dayse Serra
122 páginas
ISBN 978-85-9495-048-2