Partindo do pressuposto do modelo do Desenho Universal para a Aprendizagem, este livro adaptado busca alcançar crianças neurotípicas e crianças atípicas, utilizando-se de ideias baseadas na Psicologia das Cores e na Neurociência. Este livro tem por objetivo ser um documento norteador da prática pedagógica, tendo como parâmetro a inclusão e a adaptação curricular.
Nele, o professor poderá encontrar ideias de como preparar suas atividades para a introdução de conteúdos a alunos com autismo. Afinal, compreender como podemos estimular a aprendizagem do nosso discente de forma assertiva, tende a potencializar o processo de ensino e aprendizagem.
A pandemia trouxe um novo paradigma para muitas famílias. Foi um tempo de isolamento social que acarretou o afastamento escolar. Muitos prejuízos no desenvolvimento infantil foram observados desde então. Além dos prejuízos no desenvolvimento, muitas famílias tiveram a oportunidade de investigar as dificuldades que seus filhos apresentavam mesmo antes do contexto pandêmico. Por esta razão, o retorno das aulas foi marcado pela chegada de muitos laudos com diagnósticos.
O Transtorno do Espectro Autista sempre foi um desafio para a comunidade escolar. Em alguns casos, dentro do Espectro, há uma diferenciação na aquisição da compreensão dos processos de leitura e escrita. Diante disso, este livro visa ser um documento norteador da prática pedagógica inclusiva, promovendo um modelo de atividades para que o professor possa ter em mãos um documento baseado em pesquisas que promova a possibilidade de alfabetização de alunos com TEA. Cada autista é um indivíduo com suas especificidades e características. Nesta obra, você irá encontrar novos olhares e perspectivas de aprendizagem para potencializar o processo de aprendizagem de pessoas com autismo